terça-feira, 30 de setembro de 2008

Maiores desmatadores

Minc divulgará lista dos maiores desmatadores, que podem responder à Justiça

O Globo

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu divulgar segunda-feira os nomes dos cem principais devastadores da Amazônia. A publicação de uma lista com 150 nomes chegou a ser anunciada no início do ano, na gestão da ex-ministra Marina Silva, mas jamais veio a público. Segundo Minc, a medida vai atacar a impunidade ambiental na Amazônia. Ele disse que apenas 1% dos casos de desmatamento na região resulta na condenação dos responsáveis.

" Em tese, toda regularização fundiária ajuda a combater o desmatamento e a preservar a reserva legal de floresta "
Minc anunciou também a formação de uma força-tarefa para tentar levar ao banco dos réus os cem maiores desmatadores. Segundo ele, as ações judiciais serão preparadas por um grupo integrado por servidores do Ibama, do Ministério Público Federal e da Advocacia Geral da União, que começará a atuar já na semana que vem.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário confirmou a existência de um plano para doar a posseiros já instalados na floresta terras públicas com até quatro quilômetros quadrados de área. Segundo um estudo da pasta, a idéia deve beneficiar 284 mil posseiros na Amazônia. Segundo cálculos da ONG Imazon, o projeto pode levar a União a abrir mão de um patrimônio estimado em R$ 2,1 bilhões. O Ministério do Desenvolvimento Agrário não quis comentar o valor. Minc disse não conhecer detalhes da proposta, mas se declarou favorável a qualquer projeto de regularização fundiária da Amazônia:

- Em tese, toda regularização fundiária ajuda a combater o desmatamento e a preservar a reserva legal de floresta.

Nenhum comentário: